Responsabilidade Social

O respeito ao ser humano e seu desenvolvimento é o pilar de motivação para as ações sociais da Cyrela, que busca manter uma relação socialmente responsável, ética e transparente com os seus diferentes públicos de relacionamento – colaboradores, acionistas, fornecedores e clientes. A Companhia mantém projetos que investem no fator humano e ajudam a preservar o meio ambiente.

 

Instituto Cyrela

 

Fazer o bem está em nosso jeito de ser, de fazer negócios e de construir relações. Acreditamos que a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida das pessoas. Com responsabilidade e dedicação, pensamos em projetos sociais voltados para a comunidade, e, principalmente, para as pessoas próximas da nossa companhia e do nosso setor.


Criado em novembro de 2011 com o objetivo de melhorar a vida dos operários da construção civil e de suas famílias, o Instituto Cyrela é uma organização sem fins lucrativos que concentra as nossas ações de responsabilidade social. É responsável por gerenciar os investimentos sociais da nossa companhia e busca produzir benefícios para a sociedade e para a empresa simultaneamente.


Conta com o apoio de um voluntariado muito atuante, que realiza ações solidárias em instituições escolhidas, e possui programas assistenciais com ênfase na educação profissionalizante de jovens e adultos. Desde o seu início, mais de 7.400 pessoas foram beneficiadas em oito estados brasileiros.


Ao comprar um Cyrela ou Living, você contribui com a transformação de pessoas em todo o Brasil. E isso é possível através do Instituto Cyrela, que desenvolve um programa de educação básica e profissionalizante dedicados a jovens e adultos nas regiões onde atuamos. 1% do lucro líquido* da Cyrela é doado para o Instituto.

Com a sua ajuda, vamos continuar fazendo o bem.


*1% do lucro líquido do exercício anterior.



Construindo Pessoas

O Programa Construindo Pessoas, implementado em setembro de 2000, visa a erradicação do analfabetismo nos canteiros de obras e a conclusão do ensino fundamental, e já beneficiou mais de 800 funcionários da Cyrela Brazil Realty.

As aulas acontecem nos refeitórios dos próprios canteiros de obras após o expediente de trabalho, sob a coordenação de professores especializados, que aplicam método pedagógico reconhecido pelas instituições oficiais de ensino. Ao final do curso, os operários ainda passam por um exame de avaliação em escola pública.

"Valorizamos a força de vontade dos operários, que após um dia de trabalho pesado encontram estímulo para assistir às aulas com dedicação invejável, e depois ainda pegam duas ou mais conduções para chegar em casa", diz Priscila Ximenes, gerente de Desenvolvimento de Pessoas.

Além do ganho social, que resulta em melhores condições de vida e cidadania aos operários, o grupo Cyrela vem colhendo outros frutos com o Programa Construindo Pessoas. "É nítido o diferencial de desempenho e produtividade desses funcionários depois de alfabetizados", ressalta Priscila, que exemplifica "ao aprender a ler, eles passam a usar outros equipamentos e materiais e elevam a qualidade profissional nos canteiros de obras."


Construindo Profissionais

O Programa Construindo Profissionais é um trabalho social desenvolvido nas instalações do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e tem como objetivo a formação de eletricistas e encanadores por meio de cursos profissionalizantes. O público alvo desse programa, iniciado em 2008, são jovens com mais de 18 anos que tenham relação de parentesco com os colaboradores que trabalham nas nossas obras.

O Construindo Profissionais procura atender simultaneamente três objetivos:

• A formação de mão de obra especializada, necessária e escassa, para o setor da Construção   Civil;

• Capacitação e inserção de profissionais no mercado de trabalho;

• A premiação dos colaboradores das obras da Cyrela, proporcionando uma oportunidade de    aprendizado e emprego para os seus jovens parentes.

Desde o início das aulas todos são informados de que o programa não contempla emprego imediato, mas os que se formam têm grandes chances de serem contratados. A primeira turma de encanadores começou em abril e dos eletricistas em março de 2008. De um total de 30 jovens que participaram do programa, 28 foram contratados pela Cyrela. Em abril e maio de 2010 iniciamos a formação de mais duas turmas de instaladores eletricistas e uma de instaladores hidráulicos, totalizando 48 jovens beneficiados pelo Programa.


Construindo Famílias

Programa de capacitação profissional para aumentar a empregabilidade e capacidade de empreender.


Programa Aprendiz

 

Em 2007, a Cyrela iniciou o Programa Aprendiz, cujo objetivo é oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de ter o seu primeiro emprego. Parte deles vem de programas de desenvolvimento profissional que são apoiados financeiramente pelo Instituto Cyrela, dando sequência a um ciclo que começa com filantropia e se consolida com a inserção de jovens no mercado de trabalho.


Os jovens aprendizes, com idade entre 16 e 24 anos, exercem atividades práticas, administrativas no escritório ou nas obras, e teóricas, na qual cumprem uma carga horária de cursos, palestras, passeios culturais e atividades sociais. Uma instituição sempre acompanha o processo de desenvolvimento de cada um deles junto com a Cyrela, oferecendo também uma equipe de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, que fornecem todo o apoio necessário, pessoalmente ou profissionalmente.

 

Sustentabilidade

 

 

A Cyrela acredita na importância de ações sustentáveis para a conservação de recursos naturais e preservação do planeta. Por isso, todos os seus empreendimentos são planejados de forma a minimizar o impacto ambiental e prezam pela acessibilidade de suas áreas. Conheça algumas medidas ecológicas adotadas pela Cyrela nas áreas comuns e privativas dos seus imóveis.

Veja aqui os ícones Cyrela que indicam as características do seu futuro imóvel:

 

 
Previsão de medição individualizada de água nas unidades autônomas (futura instalação pelo proprietário) O condomínio faz a gestão do consumo e o rateio de cada apartamento. O morador acompanha seu consumo mês a mês.
 
Previsão de medição individualizada de gás nas unidades autônomas (futura instalação pelo proprietário) O condomínio faz a gestão do consumo e o rateio de cada apartamento. O morador acompanha seu consumo mês a mês.
 
Duplo acionamento nas bacias sanitárias Em todos os apartamentos, instalação de bacias que geram mais de 30% de economia se comparadas às tradicionais.
 
Dispositivos economizadores de água nas áreas comuns Uso de bacias que geram mais de 30% de economia de água se comparadas às tradicionais.
 
Sensor de presença para iluminação Nos halls de acesso às unidades, uso de sensores que geram mais de 30% de economia de energia elétrica se comparados ao acionamento manual.
 
Coleta seletiva de Lixo Correta disposição dos resíduos do condomínio para reciclagem.
 
Coleta de óleo de cozinha Correta disposição de óleo de cozinha para reciclagem.
 
Coleta de pilhas e baterias Correta disposição de pilhas e baterias para reciclagem.
 
Sistema para reutilização de água da chuva Possibilita reserva e armazenagem de água da chuva para uso na irrigação dos jardins do condomínio.
 
Conforto acústico nas áreas secas das unidades Proporciona menor propagação de ruídos de impacto entre os andares.
 
Sistema flexível de distribuição de água Diminui a possibilidade de vazamentos, proporciona fácil manutenção e aumenta o pé-direito dos ambientes, uma vez que ocupa menos espaço em sancas e forros.
 
Fachada em tons claros A pouca absorção de energia térmica ao longo do dia garante um maior conforto durante a noite, o que diminui a necessidade do uso de ar-condicionado.
 
Pavimentos permeáveis na área externa Absorvem a água da chuva, o que reduz o acúmulo na superfície e a necessidade de tratamento para escoamento da água.
 
Telhado verde Garante maior conforto térmico aos moradores, reduz a necessidade de resfriamento dos ambientes e aumenta a superfície verde do condomínio.
 
Otimização de matérias-primas durante a obra Redução do desperdício e de entulho a partir da utilização eficiente de materiais.
 
Otimização das instalações hidráulicas Kits hidráulicos minimizam o desperdício, a geração de entulho e a probabilidade de vazamento, o que facilita a manutenção.
 
Tratamento térmico nas lajes de cobertura Maior conforto térmico aos moradores e economia de energia pela menor necessidade de uso de ar-condicionado.
 
Equipamento eletroeletrônicos Procel A nas áreas comuns Mais de 30% de economia de energia devido à utilização de equipamentos eletroeletrônicos com o selo Procel A.
 
Caixilhos dos dormitórios com persianas de enrolar Maior utilização de luz natural e consequente economia de energia.
 
Bicicletário Para incentivar a utilização de transporte limpo e a qualidade de vida dos usuários.
 
Previsão de sistema de aquecimento solar de água nas unidades autônomas (instalação pelo condomínio) Economia anual de pelo menos 40% da energia necessária para o aquecimento de água.
 
Controle de triagem dos resíduos nas unidades Favorece a correta gestão de resíduos pelo usuário no interior de sua unidade.
 
Irrigação automatizada Até 30% de economia de água através do uso racional do recurso, planejado para necessidade de cada tipo de vegetação.
 
Válvulas redutoras de pressão estática Distribui de forma semelhante a pressão da água em todos os ambientes, o que gera economia de água e conforto ao morador.
 
Medição individualizada de água nas unidades autônomas Cada unidade paga somente a água que consumir, o que possibilita o uso racional e a gestão de seus gastos.
 
Luminárias externas comandadas por sensor Iluminação em períodos programados, o que gera economia de energia com conforto e segurança.
 
Recarga de carro elétrico Promove a utilização de transporte limpo, sem emissão de gases de efeito estufa.
 
Sistema de aquecimento solar de água nas unidades autônomas Economia anual de pelo menos 40% da energia necessária para aquecimento de água.

 

 

 

Gestão de Resíduos

 

A Cyrela é pioneira na gestão de resíduos em seus canteiros de obra, processo no qual investe desde 2005. Alguns números refletem este o trabalho, em 2012, foram destinados à reciclagem 7.600 m³ de resíduos aproveitáveis em todos os canteiros de obra da Construtora Cyrela em São Paulo, isto corresponde a aproximadamente 1.900 caçambas de plástico e papel. Os demais resíduos como gesso, metal e concreto também foram destinados corretamente, assim como os resíduos de madeira, que são enviados para reaproveitamento.


A Construtora Cyrela tem a consciência da importância da reciclagem e do reaproveitamento de seus resíduos, por isso, em 2012, a empresa inseriu em sua Política de Gestão questões relacionadas a Gestão Ambiental.